Também conhecido como shelf life, o tempo de validade de um produto é um fator determinante durante a compra de mercadorias como alimentos e cosméticos. Produtos mais duráveis são sempre desejáveis, promovendo maior praticidade e economia para o cliente. Mas você sabia que embalagens antimicrobianas podem aumentar significativamente o prazo de validade dos produtos? Saiba mais lendo o texto abaixo!
Principal desafio: aumentar o shelf life
Um dos principais desafios da indústria de alimentos e cosméticos é o aumento de shelf life dos produtos. Embalagens aditivadas ativos antimicrobianos tornam-se grandes aliadas para superar este desafio, conferindo propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas que protegem também o produto acondicionado.
A garantia de que um produto irá manter suas características e princípios ativos íntegros por mais tempo, atribui uma melhor qualidade ao produto, maximiza o seu potencial de venda e evita desperdícios, sendo a preferência de lojistas e consumidores.
Diversos fatores influenciam na validade dos produtos, alterando aspectos como cor, textura, sabor, aroma, causando emboloramento, entre outros. Um dos principais fatores causador dessas alterações é o aparecimento e crescimento de microrganismos indesejáveis.
A forma mais utilizada atualmente para combater essa questão é adicionar conservantes nas formulação dos produtos. Sorbato de potássio (ácido sórbico), benzoato de sódio (ácido benzóico), dióxido de enxofre, nitratos, nitritos, parabenos, nisina e natamicina são alguns conservantes químicos utilizados na área alimentícia. Os conservantes são testados antes de serem oferecidos ao consumidor. Ainda assim, os efeitos desses produtos a longo prazo podem trazer malefícios. Estas substâncias são diretamente ingeridas e, além de poder alterar o sabor dos alimentos, podem resultar em situações como alergias, problemas gástricos até doenças mais graves, como o câncer.
A tecnologia das embalagens antimicrobianas
O desenvolvimento de embalagens inteligentes contendo tecnologias antimicrobianas de última geração é um dos tópicos mais atuais deste setor. Pesquisas apontam que o uso de embalagens contendo aditivos baseados em prata evita o crescimento de fungos, a proliferação de bactérias e vírus e a produção de toxinas prejudiciais à saúde.
A vida útil de alimentos frescos, como carnes, frutas e laticínios, por exemplo, é significativamente aumentada pelos efeitos biocidas desse aditivo contra o E. Coli, Salmonella, S. aureus, Pseudomonas spp. Além disso, a embalagem com aditivos baseados em prata também já se mostrou eficiente para proteção de oleaginosas como pistache, amêndoas, avelãs e nozes, sendo capaz de aumentar o shelf life de 13 para até 20 meses.
Em um teste de validação interno da S³nano, amostras de plástico aditivado e não aditivado com a nossa tecnologia antimicrobiana foram usadas para embalar pães. As amostras foram submetidas ao teste simultaneamente e armazenadas nas mesmas condições de temperatura, luminosidade e umidade, onde pode-se observar a eficiência do nosso aditivo no combate aos fungos.
Dessa forma, embalagens aditivadas com este princípio ativo são eficientes para o aumento do shelf life de:
- Carnes e queijos;
- Pães e massas;
- Oleaginosas e sementes;
- Frutas e verduras;
- Cosméticos como cremes hidratantes;
- Maquiagens;
- Entre outros diversos produtos que apresentam tendência a formação de bolor e aparecimento de fungos, bactérias e vírus.
Quais embalagens podem ser aditivadas?
Os aditivos desenvolvidos pela S³nano permitem a aditivação de muitos tipos de embalagens!
As diferentes apresentações das nossas soluções antimicrobianas possibilitam a incorporação por meio de masterbatches, dispersão e mistura de pós, aplicação de vernizes e tintas, entre outras técnicas. Dessa forma, podem ser aditivados:
- PP, PE, PS, PEAD, PEBD, ABS, PA, PVC (para saber como, confira o nosso post sobre Polímeros: importância e vantagens dos antimicrobianos para plásticos);
- Papel e papelão;
- Vidros;
- Embalagens metálicas envernizadas.
- E muito mais!
Uma solução eficiente e segura para todos!
Além de proporcionar o aumento de shelf life, a aditivação de embalagens também protege contra a contaminação cruzada por vírus e bactérias, uma solução inteligente para conter a disseminação de doenças em ambientes comerciais e supermercados.
A incorporação do nosso aditivo em matrizes poliméricas não altera o ciclo de reciclagem convencional da embalagem. Mesmo aditivado, o plástico pode ser reciclado, sendo reprocessado e inserido novamente na cadeia produtiva, contribuindo assim, com a prática de reaproveitamento de resíduos e economia circular.
A RDC No- 52, de 26 de novembro de 2010 da Anvisa, estabelece os limites de migração seletiva de diversas substâncias permitidas para aditivação de embalagens em contato com alimentos. O nosso princípio ativo encontra-se na lista positiva para uso, considerando um limite de migração máximo de 0,05 ppm para o alimento. Em testes de migração realizados por um laboratório independente, analisamos uma aplicação 3 vezes maior que o recomendado pela S3nano e os resultados de migração ainda se apresentaram menores que o limite permitido.
Comprometimento S3nano
Os aditivos desenvolvidos pela S³nano são aprovados pelas principais normas de eficiência antimicrobiana (ASTM E 2149, JIS Z 2801 e AATCC100) e antiviral (ISO 21702 e ISO 18184), comprovando a qualidade e eficiência dos produtos contra bactérias gram positivas e gram negativas bem como vírus envelopados e não envelopados.
O papel da S³nano é fornecer aditivos antimicrobianos para empresas de embalagens que estejam dispostas a melhorar as características de seus produtos, tornando-se assim um diferencial no mercado.
Você ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com nossa equipe técnica. Estamos à disposição para ajudar você a entender tudo sobre nosso aditivos e suas aplicações.