Espumas antimicrobianas: como garantir eficiência no seu produto

Tempo de leitura: 3 minutos

Os mais recentes desenvolvimentos associados as tecnologias antimicrobianas e antivirais têm proporcionado avanços significativos para o segmento de espumas, levando ao surgimento de espumas antimicrobianas. Diversos setores que utilizam desse material estão se beneficiando de um produto mais tecnológico e seguro a partir da incorporação direta de aditivos químicos no processo de fabricação das espumas.

Atualmente, essa inovação atende o setor calçadista, automotivo, hospitalar, de higiene e limpeza, até mobiliário incluindo espumas para camas, colchões e outros estofados.

O grande benefício é proporcionar proteção contra microrganismos patógenos, eliminando bactérias, fungos e vírus apenas pelo contato com o material aditivado.

Dessa forma, a espuma antes vista como um ambiente propício para a proliferação de microrganismos (geralmente associados a doenças respiratórias e micoses) passa a ser um agente de combate a contaminação, garantindo maior qualidade e higiene.

Saiba mais: Espuma antimicrobiana: benefícios para o seu cotidiano.

Frente aos benefícios dessa tecnologia, queremos te auxiliar na escolha do melhor aditivo para a sua aplicação, garantindo máxima eficiência antimicrobiana sem deixar de lado as especificações técnicas da sua espuma, tais como tamanho de poros, densidade, aspereza, cor e resistência.

Como escolher o aditivo antimicrobiano ideal para sua espuma?

O processo de espumação envolve uma química bastante delicada. Cada um dos componentes deve ser cuidadosamente adicionado para garantir que a reação ocorra de maneira adequada, conferindo as características finais esperadas às espumas.

É por isso que a S³nano considerou cada etapa do processo para desenvolver aditivos com excelente compatibilidade, sem a necessidade de alterações no processo produtivo.

Atualmente contamos com uma linha de aditivos dedicada para aplicação em espumas. Todas as nossas soluções são 100% compatíveis com as matérias primas utilizadas na fabricação de espumas, sendo facilmente incorporadas ao poliol sem interferir no processo de espumação.

Dentre as opções, possuímos aditivos que atendem mercados com e sem restrição de alteração de cor, todas baseadas no excelente poder antimicrobiano da prata!

A prata como agente antimicrobiano

A tecnologia antimicrobiana da S³nano se destaca no mercado devido sua alta eficiência. A eliminação de um amplo espectro de microrganismos patogênicos é alcançada com baixíssimos percentuais de aditivação, por volta de 1,5 – 2%!

Isso é possível pois nossos aditivos são nanoestruturados, apresentando elevada área superficial que maximiza seu potencial de ataque contra os microrganismos.

Dessa forma, quando em contato com a bactéria, as compostos presentes no nosso aditivo promovem a redução da respiração celular e atacam o material genético, provocando a sua eliminação e destruição.

Mecanismo antimicrobiano dos compostos baseados em prata.

Já o combate aos vírus ocorre a partir da interação com a sua camada externa, impedindo a ligação do vírus com uma célula hospedeira. Além disso, as partículas interagem com o material genético dos vírus, levando a sua destruição.

Mecanismo antiviral dos compostos baseados em prata.

Normas de eficiência para espumas antimicrobianas

Para assegurar a eficiência antimicrobiana e antiviral das espumas aditivadas com a tecnologia S³nano, nossos clientes são respaldados por laudos que seguem metodologias internacionais de análise, estando em conformidade com as normas ISO 18184, AATCC 100 e ASTM E 2149.

Segundo análises realizadas em laboratórios especializados e independentes, espumas aditivadas com a tecnologia S³nano alcançaram capacidade de eliminação de até 99,9% dos microrganismos!

NormaMicrorganismoResultado
ASTM E 2149Klebsiella pneumoniae99,94 %
AATCC 100Escherichia coli99,7%
ISO 18184Coronavírus Murino99%
Eficiência antimicrobiana e antiviral de espumas contendo aditivo S³nano segundo laudos.

Para que a sua espuma possua essa tecnologia comprovada, fornecemos todo o apoio necessário, por meio do acompanhamento e assessoria em todas as etapas, desde a incorporação até a certificação.

Dessa forma, garantimos juntos a obtenção de um produto de altíssima qualidade e eficiência.

Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas!

Quer saber mais? Acompanhe os conteúdos do nosso blog e siga a S³nano no LinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail