Espuma antimicrobiana: benefícios para o seu cotidiano

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que a espuma das esponjas comuns de lavar louça podem acumular 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de uso? É por esse motivo que especialistas recomendam a troca das esponjas a cada sete dias. Mas, convenhamos, não nos atentamos a isso! Além de não ser benéfico para o meio ambiente, já que estaremos gerando mais lixo, essa ação não é prática e acaba passando despercebida no cotidiano.

Entretanto, esse número gigantesco de fungos e bactérias certamente merece nossa atenção! E, para piorar, alguns desses microrganismos podem causar doenças, especialmente em idosos e crianças. Entre eles, podemos citar a bactéria Escherichia coli que pode provocar diarreia e febre, além da presença de certos fungos que levam ao aparecimento de micoses.

Apesar dessas ameaças para nossa saúde, já existem formas seguras de combatermos esses problemas. Continue lendo para entender como a tecnologia da S³nano resolve tudo isso e muito mais!

Tecnologia S³nano

Pensando em trazer mais praticidade, higiene e segurança, a S³nano desenvolveu uma formulação antimicrobiana totalmente compatível com o poliuretano, material utilizado para fabricação de espuma. A nossa tecnologia de alta fixação permite a aditivação de todos os materiais que compõe a esponja de lavar louça, garantindo proteção contra bactérias, fungos e vírus durante toda a vida útil deste produto.

No entanto, engana-se quem pensa que a tecnologia de espuma antimicrobiana está restrita somente a esponjas de lavar louça. Atualmente, o mercado de espumas está crescendo, estando cotado para alcançar cerca de 79,77 bilhões de dólares em 2023.[1] As principais vantagens desse material são o seu baixo custo, leveza e alta capacidade de isolamento térmico e acústico.

É por essa razão que as espumas dominam o nosso dia a dia. Elas estão presentes na construção civil, automóveis, calçados e roupas. Sem mencionar as mobílias, como colchões, sofás, cadeiras, entre muitos outros.

Apesar de possuírem inúmeras aplicações, todas as espumas possuem uma característica em comum: estão sujeitas a proliferação de fungos, vírus e bactérias.  Acredita-se que aspectos relacionados a higiene e contaminação por microrganismos sejam a principal barreira que afeta a qualidade e durabilidade das espumas.

Você já ouviu falar em ácaros?

Eu aposto que sim! Esses seres microscópicos certamente dividem a sua casa com você. Mais que isso, dividem a cama com você! A proliferação de ácaros em espumas de colchões e travesseiros, por exemplo, é muito comum e difícil de ser contida.

Estudos apontam que após dois anos, cerca de um terço do peso de seu travesseiro são ácaros. A proliferação desses aracnídeos é acelerada na presença de fungos e bactérias, apresentando portanto, uma relação de simbiose[2]. Sabendo dessa dessa situação, as espumas antimicrobianas são uma forma eficaz de combater também os ácaros!

Colchões e sofás com mau odor: já passou por isso?

Se a resposta foi sim, saiba que as espumas antimicrobianas podem ser a solução para esse problema também! No caso dos estofados, em muitas das vezes o mau odor está associado a proliferação de bactérias e fungos que ocorrem atrelados a espuma. Enquanto estamos sentados no sofá, por exemplo, acabamos deixando células mortas que, juntamente com a umidade, ou até mesmo suor, tornam-se o ambiente perfeito para proliferação de microrganismos.  

Dessa forma, as espumas antimicrobianas podem atuar de forma definitiva. Como o aditivo está presente na composição da espuma, ela terá sua ação contra microrganismos preservada durante toda a vida útil do estofado.

Calçados feitos de espumas antimicrobianas?

Isso mesmo! Espumas utilizadas no interior de calçados que garantem o seu conforto podem agora garantir maior higiene. A tecnologia antimicrobiana para calçados tem chamado atenção de grande parte dos consumidores e fabricantes pela possibilidade de combater bactérias causadoras do mau odor, proporcionando maior segurança e conforto.

Aliás, o setor de vestuário e calçados é um dos maiores mercados do poliuretano, e muito se deve a um material bastante popular, o laminado de PU, mais conhecido como couro sintético. Esse material que vem ganhando espaço nas prateleiras e guarda roupas é visto por muitos como uma alternativa ao couro e, o mais interessante, podem ser totalmente aditivados com tecnologia antimicrobiana, acabando de vez com aquele mofo que muitas vezes compromete o material com o tempo.

Espumas: um material versátil!

Essa vasta aplicabilidade das espumas nos mostra a grande versatilidade desse material. Dependendo dos parâmetros e condições de produção, por exemplo, elas podem apresentar características extremamente diferentes de rigidez, densidade e porosidade. Portanto, um alto controle do processo de fabricação é necessário para que o material final apresente as propriedades desejadas.

Dessa forma, para manter as características e qualidade das espumas, e ao mesmo tempo agregar valor com a adição de propriedades antimicrobianas, é importante desenvolver tecnologias que possam ser facilmente incorporadas, sem alterações no processo produtivo.

Mas como garantir a alta compatibilidade da formulação?

Como citado anteriormente, as espumas mais convencionais presentes no nosso cotidiano são feitas de poliuretano. Esse polímero é produzido a partir da reação de duas substâncias principais: um poliol e um diisocianato.

O aditivo S³nano foi especialmente desenvolvido para ser incorporado ao poliol durante a fabricação de espumas, sendo 100% compatível! Além disso, permite a rápida aditivação sem a necessidade de qualquer alteração no processo de fabricação industrial.

Eficiência comprovada!

Espumas produzidas com tecnologia antimicrobiana da S³nano apresentaram eliminação de até 99,9% de vírus e bactérias, comprovada pelas principais normas internacionais de referência antiviral e antimicrobiana:

  • ISO 18184 “Determination of antiviral activity of textile products”
  • AATCC10 “Antibacterial Finishes on Textile Materials”
  • ASTM E 2149 “Standard Test Method for Determining the Antimicrobial Activity of Antimicrobial Agents Under Dynamic Contact Conditions”

E aí, quer tornar o seu produto um diferencial no mercado? Além de aumentar a vida útil e valorizar o seu material, os aditivos antimicrobianos S³nano certamente farão com que o seu produto seja visto com destaque pelos consumidores.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra a melhor forma para implementar a nossa tecnologia no seu processo!

[1] CATALYSTS, Focus On. Polyurethane foam market to grow at 8.0% growth rate and projected to reach $79.77 bn by 2023. Focus On Catalysts, [S.L.], v. 2018, n. 11, p. 2, nov. 2018. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.focat.2018.10.006
[2] ZORZETTO, Ricardo. Um zoológico na cama: centenas de milhares de ácaros se espalham pelos colchões e provocam crises de rinite e asma.. Entomologia, São Paulo, p. 52-54, nov. 2005.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail