Lubrificantes com nanotecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Na indústria, produzir mais com menos é a chave para o aumento da produtividade e redução do impacto no ambiente, seja diminuindo o consumo de matérias primas ou o tempo de produção. Nesse cenário, as máquinas são protagonistas! No meio industrial, a hegemonia dos maquinários já é uma realidade e isso tende a se intensificar com os conceitos da indústria 4.0. Ou seja, estamos caminhando para consolidação de um sistema onde máquinas serão capazes de produzir outras máquinas.

Sabendo dessas características, devemos olhar com atenção para um ponto fundamental do processo: os lubrificantes. Durante o funcionamento de um determinado equipamento, têm-se o contato constante entre peças, promovendo atrito e, por consequência, o desgaste do material. Sem ação dos lubrificantes, muitos processos produtivos atuais se tornariam inviáveis! É através dessas substâncias que conseguimos minimizar o atrito entre peças, permitindo melhora na eficiência produtiva e aumento da vida útil dos utilitários.

Os lubrificantes

Lubrificantes são substâncias que têm como principal função reduzir o atrito entre duas superfícies. Porém, como características adicionais, é desejado que eles atuem no controle de temperatura, desgaste e corrosão, por exemplo. Isto porque com o avanço da tecnologia, a lubrificação avançada se torna algo essencial para o bom desenvolvimento industrial. Repare que quando falamos em lubrificantes, não se trata somente de diminuir o atrito entre dois metais. A ação desses fluidos está intimamente relacionada com a eficiência e a produtividade!

Assim como no funcionamento de máquinas, em processos de corte e fabricação de artigos metálicos os fluidos lubrificantes desempenham papel fundamental. Conhecidos também como fluidos de metalworking, esses produtos prolongam a vida útil das ferramentas de corte, garantindo maior rapidez de processo e melhor acabamento!

Como ir além?

Frente a um mercado cada vez mais exigente, busca-se potencializar as ações dos lubrificantes. Mas como ir além? A resposta está na nanotecnologia! A adição de nanomateriais aos lubrificantes permite uma ação potencializada, garantindo melhor lubrificação, dissipação do calor e diminuição das tensões de cisalhamento. Existem inúmeros nanomateriais que podem ser incorporados nos lubrificantes, podemos citar alumínio, sílica, prata, cobre e boro, por exemplo, com um grande destaque para nanoesferas metálicas.

Conheça a linha NanoLub da S3nano

A incorporação de nanoesferas metálicas na composição de lubrificantes abre uma mundo de novas possibilidades. Entre os desafios que podem ser facilmente superados com o uso dessa tecnologia única, está o alto desempenho de lubrificantes em temperaturas extremas que excedem os limites convencionais.

As nanoesferas presentes nas nossas formulações são constituídas de metais dúcteis, dessa forma apresentam baixa resistência ao cisalhamento, o que as tornam lubrificantes sólidos ideais para proteção contra desgaste e redução de atrito entre superfícies de contato em altas temperaturas.

Estudos indicam que a adição dessas nanoesferas em óleo de base sintético é capaz de reduzir o atrito em até 35% e o desgaste em até 85% na lubrificação limite. Pesquisas também apontam que a adição desses nanomateriais em óleo de motor reduz significativamente o desgaste durante os testes de fricção pino sobre disco. Os resultados mostraram um aumento da resistência ao desgaste em até 79%, indicando que seu uso resulta em uma melhoria bastante significativa na vida útil de uma máquina.

Como as nanoesferas metálicas atuam nos lubrificantes?

As nanoesferas metálicas presentes nos aditivos na linha Nanolub atuam, majoritariamente, nos regimes de lubrificação limite e mista, onde as colisões de aspereza da superfície ocorrem inevitavelmente. Nesses regimes, os modificadores de atrito e os aditivos antidesgaste desempenham papéis importantes.

Devido às propriedades intrínsecas dos componentes, a tecnologia da S³nano apresenta vantagens incomparáveis! Com a capacidade de se deformar fisicamente sob pressão, as nanoesferas presentes no aditivo adentram entre picos e vales microscópicos das superfícies, reduzindo o atrito e fornecendo um amortecimento para colisões de aspereza.

Esse mecanismo permite a suavização de superfícies, no entanto não é o único mecanismo de lubrificação que essas nanoesferas podem proporcionar. Estudos apontam que as partículas podem ser incorporadas no tribofilme, formando uma camada protetora mais fácil de cisalhar, ou seja, possibilitando um deslizamento com menor resistência.

NanoLub: uma linha versátil para lubrificantes

Entendendo o potencial da tecnologia S³nano para máxima lubricidade, apresentamos para o mercado uma solução versátil, com aditivos de base orgânica e aquosa. Dessa forma, ampliamos o range de compatibilidade englobando fluidos de base aquosa, óleos, entre outros.

Benefícios da linha NanoLub

Reduz significativamente o atrito entre superfícies de contato
Melhora o desempenho de lubrificantes em temperaturas extremas
Apresenta alta estabilidade em diversas formulações
Aditivo seguro, atóxico e salubre
Tecnologia 100% brasileira

Ademais, para garantia de um produto de alta performance, nossa equipe técnica se dispõe a desenvolver em conjunto soluções personalizadas, bem como estudos da melhor forma de incorporação e estabilização, pensando sempre em facilitar o processo de aditivação na fábrica.

Quer tornar os seus lubrificantes mais eficientes por meio na nanotecnologia? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra como maximizar a performance e tornar o seu produto uma referência em lubricidade e inovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail