Nanocápsulas de neem: aditivo para o agronegócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Nós já comentamos aqui a respeito da importância do agronegócio para a economia brasileira, bem como as inúmeras possibilidades que a nanotecnologia pode promover, e já promove, ao setor. Em detalhe, comentamos as características e benefícios da aplicação de nanopartículas de prata. Hoje iremos abordar outros benefícios que a nanotecnologia pode proporcionar. Que tal aplicar ativos nanoencapsulados nas plantações? Em específico, apresentaremos as nanocápsulas de neem. É a combinação de nanotecnologia, máxima eficiência e segurança. Confira!

Conheça o neem

O neem, espécie Azadirachta indica, é uma árvore originária do sudeste asiático, muito característica na Índia. Na verdade, os indianos fazem uso do óleo de neem para fins medicinais há mais de 2000 anos! Mas, os benefícios dessa planta não se restringem somente aos medicamentos.

O óleo do neem, extraído dos frutos e das sementes, possui propriedades cicatrizantes, antissépticas e imunoestimulantes. Por esse motivo, ele tem ganhado espaço no setor cosmético. Mas, o grande destaque está na agroindústria!

Árvore do neem, com detalhes para as flores. O óleo, origem do ativo nanoencapsulado, é extraídos das sementes.
Árvore do neem – Azadirachta indica

A azadiractina, princípio ativo presente no óleo extraído da planta, possui notória ação biocontroladora, em específico como repelente e inseticida. Tal composto pode ser utilizado no controle de pragas em lavouras, sendo eficaz contra mais de 300 espécies de insetos. [1,2] Essas características tornam o óleo do neem uma potencial solução para o setor agro, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Pesquisas (National Research Council) de Washington e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como protagonista na solução de problemas globais. [3,4]

Neem: inseticida e repelente na agricultura

Diferentes partes da árvore do neem podem ser utilizadas na agricultura, mas a forma mais comum é de fato a aplicação do óleo. Entretanto, nada é desperdiçado. Por exemplo, os resíduos deixados após o processo de extração, chamado de torta de neem, são muito utilizados como adubo.

Frente as inúmeras possibilidades de aplicação, o uso no controle de pragas tem se destacado no mercado. Como alternativa aos agrotóxicos convencionais, o óleo de neem atua contra as pragas de forma indireta. Ou seja, ele não provoca a morte imediata do inseto, mas sim alterações fisiológicas que levarão a inibição da alimentação, interrompendo o crescimento, metamorfose e reprodução. [2,5]

Além disso, vale destacar que a azadiractina possui ação efetiva contra todos os estágios de desenvolvimento das pragas. Por exemplo, para os ovos existem casos onde o período embrionário é prolongado e ocorre a redução das taxas de eclosão. [2,5] Já nas larvas o ativo provoca a inibição da alimentação e, por consequência, dificulta o crescimento e o processo de pupação, podendo levar a morte.  

Considerando os insetos já adultos, àqueles que sobreviveram desde a fase de ovos em contato com o óleo do neem terão menor capacidade de locomoção, alimentação e reprodução. Já para os indivíduos saudáveis, haverá dificuldades de reconhecer o hospedeiro, nesse caso a planta, levando repelência e dispersão da praga. [2,5]

Ação contra as pragas e a problemática da aplicação

O óleo do neem é eficaz contra insetos como moscas e mosquitos, centopeias, milípedes, ácaros, nematoides, gafanhotos e inúmeras outras espécies. Além disso, um destaque de grande interesse para o setor agro brasileiro, é sua eficácia no combate a lagarta do cartucho. Considerado uma das maiores pragas do milho da atualidade, esse inseto tende a destruir plantações inteiras. [5,6]

Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios, há um grande problema quanto as formas de aplicação do neem. Quando em contato direto com as folhas o neem pode provocar a queima da planta e essa ação é potencializada sobre incidência dos raios solares.[2,5,6] Por isso, o recomendado é que aplicação desses compostos seja realizada em períodos em que a luz do sol não incida diretamente sobre a plantação e a quantidade de óleo livre aplicado tem que ser regulada para minimizar a queima, ficando muitas vezes abaixo do que seria ideal para ter a performance desejada.

Outro ponto de destaque é a frequência das aplicações. Quando em excesso, o processo de queima das folhagens se intensifica causando prejuízos severos ao produtor. Ou seja, a periodicidade deve ser controlada. [5,6] Entretanto, esses problemas podem ser facilmente solucionados com os nanoencapsulados!

Nanocápsulas = máxima eficiência

A tecnologia dos nanoencapsulados permite o desenvolvimento de soluções especiais para a agricultura por meio de encapsulamento de ativos, como é o caso do neem. Sendo assim, as nanocápsulas serão capazes de proteger o ativo e evitar os danos causados às folhas da plantação. Além disso, o tamanho nanométrico potencializa a ação do ativo, aumentando a área superficial e penetrando com maior eficiência na planta.

As nanocápsulas conferem maior eficiência com o mesmo volume de aplicação. Ref. An, C., Sun, C., Li, N. et al. (2022) [7]

As nanocápsulas do S3NANONEEM conferem uma liberação controlada do ativo por meio de um gatilho térmico, ou seja, elas penetram na folha e uma vez que a folha atinja 37°C, inicia-se o processo de liberação. Dessa forma, atingimos a máxima eficiência e ação de longa duração, além de evitar a queima da planta.

Outro ponto de destaque é que as nanocápsulas da S³nano são estabilizadas em meio aquoso, garantindo facilidade na aplicação e incorporação de defensivos agrícolas. Além disso, essa característica possibilita a aplicação do ativo em conjunto com outras formas de controle de pragas, possibilitando ação combinada.

Benefícios das nanocápsulas S3NANONEEM:

Princípio ativo protegido pela cápsula;
Não queima a planta;
Aplicação a qualquer hora do dia;
Gatilho de liberação acelerado com temperatura.


Então, vamos incorporar essa tecnologia em seus agroinsumos? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como agregar nanotecnologia aos seus produtos.


Referências

1 SILVA, Leonardo D. da; BLEICHER, Ervino; ARAðJO, Adriana C.. Eficiência de Azadiractina no controle de mosca-branca em meloeiro sob condições de casa de vegetação e de campo. Horticultura Brasileira, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 198-201, jun. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362003000200015.

2 NETWORK, Forest Farm And Community Tree (org.). USE OF NEEM AS A BIOLOGICAL PEST CONTROL AGENT: a quick guide to multipurpose trees from around the world. A quick guide to multipurpose trees from around the world. 1998. Disponível em: https://winrock.org/factnet-a-lasting-impact/fact-sheets/use-of-neem-as-a-biological-pest-control-agent/. Acesso em: 18 out. 2022.

3 INSTITUTO ESTADUAL DE DEFESA SANITÁRIA ANIMAL E VEGETAL (org.). Neem: planta ainda pouco conhecida no Brasil pode proteger o rebanho. 2016. Disponível em: https://www.iagro.ms.gov.br/neem-planta-ainda-pouco-conhecida-no-brasil-pode-proteger-o-eebanho/#:~:text=Azadirachta%20indica%2C%20mais%20conhecida%20como,at%C3%A9%2020%20metros %20de%20altura.. Acesso em: 18 out. 2022.

4 RURAL PECUÁRIA. Neem: Planta que pode proteger o rebanho. Disponível em: https://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/doenca-bovina/neem-planta-que-pode-proteger-o-rebanho.html. Acesso em: 18 out. 2022.

5 AGRO LINK. Efeito de derivados do Nim sobre os insetos. 2016. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/colunistas/efeito-de-derivados-do-nim-sobre-os-insetos_388250.html. Acesso em: 18 out. 2022

6  RURAL CENTROL. TUDO SOBRE O ÓLEO DE NEEM. Disponível em: ttps://www.ruralcentro.com.br/analises/tudo-sobre-o-oleo-de-neem-6153. Acesso em: 18 out. 2022.

7 An, C., Sun, C., Li, N. et al. Nanomaterials and nanotechnology for the delivery of agrochemicals: strategies towards sustainable agriculture. J Nanobiotechnol 20, 11 (2022). https://doi.org/10.1186/s12951-021-01214-7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail