Sim, é possível! Não é muito comum vermos produtos antivirais em nosso cotidiano, mas eles já existem entre nós. E você pode estar pensando: o que exatamente é um produto antiviral e qual sua importância? Confira esse post para ficar por dentro dessa tecnologia!
Um produto antiviral é aquele que por si só é capaz de eliminar e inibir a proliferação dos vírus. Agregar essa propriedade aos produtos é algo indispensável. Temos isso reafirmado se refletirmos sobre o que esta acontecendo no mundo hoje em dia. A pandemia do coronavírus nos fez perceber como os vírus são capazes de se propagar de forma assustadora. Um dos grandes causadores disso é o contágio por contato com objetos e locais contaminados. Com isso em mente, sabemos que é muito importante manter as superfícies sempre limpas. Porém, quando utilizamos produtos de limpeza comuns para esse fim, acabamos tendo uma ação desinfetante apenas temporária, o que nos exige uma limpeza constante do local.
Para tornar essa ação duradoura e minimizar futuras contaminações da superfície, é necessário o emprego de ativos antivirais com ação perene, transformando uma superfície comum em um material inteligente, com proteção própria e permanente contra os vírus.
A resposta está na nanotecnologia
A capacidade antiviral em produtos só é possível graças ao avanço da nanotecnologia. Muito produtos podem receber essa proteção: desde roupas, sapatos, potes, celulares, até ônibus inteiros. Ao fazer uso desses produtos, o consumidor promove segurança e qualidade de vida, não só para ele mesmo, mas para todos ao seu redor.
Mas como esses produtos adquirem a proteção antiviral?
A S³nano desenvolveu, testou e aprovou, seguindo normas internacionais, aditivos com propriedades antivirais de alta eficiência e proteção prolongada. Mas a forma de incorporar esses aditivos vai depender de cada tipo de produto, ja que devem ser adicionados no seu processo de fabricação.
Nos automóveis, por exemplo, os aditivos são adicionados na hora da produção das peças poliméricas, nos processos de extrusão, sopro, laminação, entre outros. Dessa forma, toda a peça fica protegida, até mesmo ao sofrer arranhões, desgastes, trincas ou quebra.
Já nos tecidos, uma das formas de aplicação da proteção antiviral é por meio da técnica de foulardagem. Basicamente, essa técnica consiste em mergulhar o tecido em uma solução que contenha o aditivo antiviral, sendo seco ao final do processo. Essa técnica garante uma excelente homogeneização e penetração do aditivo em todas as partes da fibra têxtil.
E esses são alguns exemplos dentre muitos possíveis! Existem muitas outras formas de aplicação dos aditivos S³nano. Para saber qual é a mais adequada ao seu produto, entre em contato com nossa equipe de especialistas.