Alternativas para o couro: laminados de PU antimicrobianos

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já usou alguma peça feita de couro? Eu aposto que sim! Esse material é muito famoso no segmento de calçados, vestuário e acessórios. É comum vermos jaquetas, botas e bolsas de couro, por exemplo. Entretanto, ele não está restrito somente a isso. Também esbarramos com bancos de couro em automóveis e alguns móveis como sofás e cadeiras de escritório.

Entretanto, o couro é um material que tem encontrado algumas barreiras. Com a globalização da informação e maior conscientização do consumidor, tem-se notado uma redução do uso de couro na indústria por pressão dos movimentos de proteção animal, além da adequação a exigências mais éticas requeridas pelo mercado.

Isso sem mencionar as questões ambientais que estão sempre em debate. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o processamento do couro requer enormes quantidade de água, elimina inúmeros resíduos e faz uso de insumos químicos que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.  

É por esses motivos que novas alternativas têm surgido no mercado!  Entre as mais famosas e com maior potencial, estão os laminados de poliuretano (PU). Eles são formados a partir da aplicação de um revestimento esponjoso de PU sobre um suporte de tecido. Possuem baixo custo e alta qualidade, quando comparados as alternativas que tentam substituir o couro. Entretanto, vale lembrar que o PU é um polímero sintético, derivado de petróleo. Logo, os impactos ambientais não podem ser totalmente descartados!

Sofá revestido com laminado de poliuretano, aparência similar ao couro.
Sofá revestido com laminado de poliuretano.

As possibilidades do uso de poliuretano

Agora que já conhecemos os laminados de poliuretano, podemos olhar para as suas inúmeras aplicações. Assim como o couro, o PU pode ser aplicado em diversos segmentos e com um grande diferencial: a S3nano desenvolveu aditivos totalmente compatíveis com o poliuretano! Imaginem as possibilidades de aplicações!

Vamos começar pelos vestuários. Sabe aquela jaqueta de PU que deixamos no armário durante todo o verão? Eu tenho certeza que quando você decidir usar ela no inverno, o cheiro de mofo será um problema! É aí que entram os aditivos antimicrobianos S3nano. Eles podem ser incorporadoras na espuma de poliuretano durante a produção deste material. Dessa forma, poderão garantir a proteção contra os fungos que causam o mofo durante toda a vida útil da sua jaqueta!

Outra possibilidade está no setor de estofados, sejam eles automobilísticos ou para mobílias. Carros com bancos de laminados de poliuretano ou até mesmo poltronas de cinemas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Esse tipo de material, com a aparência similar ao couro, traz requinte aos ambientes, chamando atenção dos consumidores.

Em cenário de pandemia, imagina a sensação de segurança ao ir no cinema sabendo que a sua poltrona é antiviral? Essa situação é possível com o aditivo antiviral S3nano! Assim como na jaqueta, ele se mantém ativo durante toda a vida útil do produto, sendo capaz de eliminar até 99,9% dos vírus. Além de contribuir para diminuição da contaminação cruzada e a transmissão viral.

São essas pequenas mudanças que tornam o nosso futuro mais seguro e inteligente! Quer fazer dessa mudança? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail