Revolução no segmento têxtil: a ação da nanotecnologia

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabe quando estamos em dias chuvosos e a roupa demora para secar no varal? E pior, quando finalmente seca, o têxtil está com aquele cheiro ruim que da até vontade de lavar de novo! Quem nunca passou por isso, não é mesmo? Esse odor desagradável que fica nas roupas é muito comum nessa situação! Ele aparece quando elas são colocadas para secar em lugares úmidos e com baixa luminosidade. Esse ambiente se torna o cenário perfeito para a proliferação de fungos e bactérias!

Esses microrganismos se multiplicam nas suas peças de roupas, deixando um odor nada agradável! O mesmo acontece quando sentimos cheiro de mofo em um casaco que ficou guardado por muito tempo, por exemplo. Certamente, esse cheiro desagradável é culpa dos fungos e bactérias que estão por ali!

Como resolver?

A solução mais comum é lavar a peça novamente. Mas, será que essa é a melhor opção? Eu posso te afirmar que não! Infelizmente, a lavação doméstica não é capaz de eliminar completamente os microrganismos. Ela, de fato, reduz a carga microbiana. Entretanto, muitas bactérias e fungos permanecem atrelados as fibras do têxtil e, rapidamente, voltam a se multiplicar.

Frente a essa situação, a nanotecnologia surge como uma solução inteligente e inovadora! De fato, ela é uma tendência no segmento, possibilitando que a cadeia têxtil ganhe funcionalidade. Ou seja, com a aplicação da nanotecnologia, os têxteis podem ir além da moda e estética, atribuindo benefícios ao cotidiano do consumidor. Esses são os tecidos inteligentes!

Tecidos Inteligentes

Que tal comprar uma jaqueta sabendo que ela não correrá o risco de mofar? Ou uma blusa para usar nos dias quentes, que não ficará com o cheiro de suor no tecido? Não está convencido que é possível?

Com os aditivos S3nano podemos desenvolver meias que não ficarão com cheiro de chulé, camisetas e calças com proteção contra os raios UV, roupas de cama hospitalares com total proteção antimicrobiana e esses são somente alguns exemplos!

Dentro do portfólio, a S3nano tem tecnologia antiodor, antimicrobiana e anti-uv. Ou seja, todas as situações mencionadas a cima já podem ser, e muitas delas já são, reais! Essa ressignificação do têxtil, olhando além de fatores estéticos, aumenta exponencialmente o valor agregado do produto final. Além disso, visando a indústria, todos esses benefícios podem ser implementados sem grandes alterações de processo, graças a alta compatibilidade do ativo e as diferentes possibilidades de aplicação.

Ficou curioso? Para saber mais sobre a nossa tecnologia, que foi testada e aprovada pelas principais normas internacionais, além das formas de incorporação do aditivo, dá uma olhada nesse outro texto de blog!

E aí, quer participar dessa revolução conosco? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail