Antibacteriano e antimicrobiano: você sabe a diferença?

Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente você conhece as palavras antibacteriano e antimicrobiano. Mas, você sabe qual a diferença entre elas? Ou quando cada uma deve ser utilizada? Sabendo dessas dúvidas, nós criamos um guia para você não se confundir mais. Vamos lá?

Dentro do mundo da ciência e da nanotecnologia inúmeros termos técnicos são empregados diariamente. Entretanto, com a popularização desses segmentos e a incorporação de produtos cada vez mais tecnológicos ao mercado, você deve ficar atento as definições!

Sabendo disso, nós já criamos um glossário com os principais termos presentes no campo das nanociências. Mas hoje iremos olhar com atenção para dois termos em específico: antibacteriano e antimicrobiano.

Os Antibacterianos

Vamos começar analisando a formação da palavra. De acordo com a ANVISA, o prefixo anti indica ação de inibição do crescimento (multiplicação) do microrganismo sem necessariamente produzir a morte do mesmo.  Já o termo bacteriano faz referências as bactérias. Ou seja, antibacterianos são ativos capazes de inibir a multiplicação bacteriana!

Percebe-se portanto, que o termo antibacteriano é visto como uma definição geral no combate a bactérias, podendo incluir ação bactericida, bacteriostática e bacteriolítica. A definição de cada um desses termos está presente no nosso Glossário da Nanotecnonologia, e entendendo as diferenças entre eles, percebemos que os aditivos que combatem bactérias podem agir de diferentes maneiras devido os mecanismos de ação específicos de cada princípio ativo.

Na S³nano, trabalhamos com uma ampla gama de antibacterianos que podem atuar com função bactericida até bacteriolítica, ou seja, além de matar as bactérias, temos aditivos que também atacam a parede celular, destruindo completamente a bactéria.

Os Antimicrobianos

Para os antimicrobianos, assim como no termo anterior, o prefixo anti indica a inibição da multiplicação. Já a palavra “microbiano” faz referência aos microrganismos.

Esses seres microscópios representam uma classe que não pode ser vista a olho nu, sendo comumente observados com o auxílio de microscópios. Porém, eles são presença de peso no nosso cotidiano. Afinal, encontramos microrganismos em todos os lugares!

Considerando essas informações, podemos concluir que os antimicrobianos são ativos capazes de inibir a multiplicação de microrganismos! Ou seja, bactérias e fungos.

Repare que não falamos dos vírus! Isso porque, por via de regra, os antimicrobianos englobam os antibacterianos e antifúngicos. Os vírus possuem um termo exclusivo: antiviral! Não estamos dizendo que estará errado afirmar que certos antimicrobianos atuarão contra os vírus. Afinal, vírus também são microrganismos. No entanto, nem todos os antimicrobianos apresentam essa capacidade.

Essa exclusividade do termo antiviral se dá em função das peculiaridades dos vírus. Eles não são considerados organismos vivos, não possuem células, guardam informações genéticas no RNA. Mas, quando parasitam uma célula hospedeira, possuem atividade biológica ativa!

Inclusive, as comprovações da eficiência antimicrobiana e antiviral de um determinado produto são dadas por meio de análises diferentes, ou seja, específicas para cada caso. Saiba mais sobre cada uma delas.

A norma JIS Z 2801 por exemplo, permite assegurar ação antimicrobiana em produtos plásticos aditivados por meio da análise de redução de bactérias gram negativas (comumente realizada com a bactéria Escherichia coli) e gram positivas (comumente realizada com a bactéria Staphylococcus aureus). A definição antimicrobiana vem assegurada na própria conclusão do laudo, como podemos perceber abaixo em laudo realizado com uma placa polimérica contendo aditivo S³nano.

Laudo confome norma JIS Z 2801 realizado em laboratório analítico habilitado pela ANVISA.

Na S³nano contamos com a mais avançada tecnologia a base de prata que permite ação antimicrobiana e antiviral simutânea, dependendo a concentração empregada.

E então, quer agregar valor, inovação e conferir maior proteção ao seu produto com aditivos antimicrobianos e antivirais? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail