As bactérias são seres vivos que não conseguimos ver a olho nu. Ou seja, elas são tão pequenas que precisamos de aparelhos específicos para enxergá-las, como um microscópio, por exemplo. Por isso, é difícil saber onde elas estão e se os ambientes da sua casa estão realmente limpos. Entretanto, uma coisa podemos afirmar com certeza: os dois cômodos da sua casa com mais microrganismos são o banheiro e a cozinha!
Sobre a cozinha e os utensílios que usamos diariamente, já escrevemos um texto de blog que você pode conferir aqui. Hoje olharemos para os banheiros!
Será que o seu banheiro é realmente limpo?
Imagine que você chegou em casa ao final do dia e foi direto tomar um banho. Especialmente no inverno, ao sair, você nota que as paredes ficam molhadas e o espelho embaçado? Isso acontece devido a umidade! Essa característica, associada a baixa ventilação, torna o seu banheiro um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. É por esse motivo que é comum encontrarmos no box, por exemplo, aquelas manchas pretas que são típicas de caruncho.
Além disso, outro utensílio que você usa diariamente e é perfeito para que os microrganismos se multipliquem é a sua escova de dente. Isso mesmo! Normalmente, ela é guardada úmida e com resquícios de matérias orgânica que ficam presos após a escovação. Estudos apontam que, quando usada por mais de um mês e armazenada nas condições que mencionamos, a escova de dente pode acumular mais de 6.000 fungos!
Repare que estamos falando de microrganismos em lugares não tão óbvios. Mas, convenhamos, quando pensamos em lugares com bactérias no banheiro, o vaso sanitário é a primeira coisa que vem a mente. E, de fato, ele é uma fonte gigante de bactérias! Estima-se que em seu interior pode ser encontrado até 480 mil bactérias por cm2. E os riscos não param por aí! Ao dar descarga no vaso sanitário com a tampa aberta, por exemplo, esses milhares de microrganismos podem se espalhar por até seis metros! Ou seja, a toalha de rosto, as paredes, o lixeiro e o que mais estiver ao alcance, pode ser contaminado por seres “invisíveis”.
Como se livrar dos microrganismos?
A forma mais convencional, porém não muito duradora, é através dos produtos de limpeza tradicionais. Sejam eles baseados em quaternários de amônio ou clorexidina, por exemplo, o funcionamento será o mesmo: eles eliminarão as bactérias e fungos presentes na superfície. Porém, logo os microrganismos estarão volta! (Confira: Nanoprata para saneantes de ação prolongada e Vírus: como eliminá-los das superfícies de forma eficiente?)
É por esse motivo que os aditivos antimicrobianos S3nano são um grande diferencial! Eles podem ser incorporados em diversos materiais, garantindo ação protetora contra mais de 650 tipos de bactérias e fungos. E o melhor, as propriedades antimicrobianas do material permanecerão ativas durante toda a vida útil do produto.
Imagine um box com uma película aditivada com a tecnologia S3nano. Ele nunca teria caruncho! O mesmo aconteceria para os rejuntes aditivados. Não seria mais necessário passar longos minutos esfregando para tirar o bolor porque os fungos não se proliferariam ali. E as possibilidades vão além: podem ter tintas, escovas de dentes, assentos de vaso sanitário, lixeiras e vários outros utensílios com a tecnologia antimicrobiana S3nano. Assim, a sua casa estaria segura contra os inimigos invisíveis!
E aí, quer se juntar a gente nessa batalha? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e descubra como!