Tecidos antiodor: a tecnologia perfeita para o verão

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar em aditivos antiodor? Eles certamente serão seus grandes aliados durante a estação mais quente do ano! Pensando nisso, a S3nano desenvolveu uma tecnologia que poderá estar presente no seu cotidiano. Conheça tudo sobre ela nesse texto de blog!

Dia 21 de dezembro é o início oficial do verão no hemisfério sul! A estação mais quente do ano divide opiniões entre aqueles que a adoram e a odeiam. Para os admiradores, é época de praia e sol. Para os demais, o que realmente caracteriza essa estação, é o calor excessivo e o suor. Repare que, apesar das opiniões divergentes, todos esses cenários são característicos do verão! Entretanto, mesmo que você seja um entusiasta dessa estação, uma coisa é inegável: é a estação mais quente do ano e, com isso, a que mais provoca suor!

O suor e os odores indesejáveis

A transpiração é um processo natural. O seu principal objetivo é baixar a temperatura corporal e o mecanismo para que isso ocorra é através do suor.  Isso porque quando suamos, liberamos majoritariamente água pelos nossos poros. Com a superfície da pele úmida, o processo natural é que esse suor evapore e, para que isso ocorra, ela retira calor do nosso corpo, baixando a temperatura.

Outra característica intrínseca ao suor é o mau odor! Como mencionamos, o componente majoritário do suor é a água. Porém, ela não é a única constituinte. Algumas glândulas sudoríparas, chamadas de apócrinas, secretam compostos proteicos e ácidos graxos. Essas substâncias, atreladas a umidade e alta temperatura, tornam-se o cenário perfeito para a proliferação de microrganismos. Eles são os grandes responsáveis pelo mau odor! A microbiota presente na nossa pele é capaz de metabolizar essa secreção, produzindo substâncias de odor desagradável, como o ácido isovalérico, por exemplo.

Mas, se eu lavar as minhas roupas, o mau odor vai desaparecer?

Infelizmente, não! Apesar da lavagem regular contribuir para a minimização dos odores indesejáveis, os compostos liberados pelo suor incorporam nos tecidos. Eles são absorvidos pelas fibras que constituem o material, dificultando a remoção na lavagem convencional. Dessa forma, os microrganismos encontram, no seu tecido, um local ideal para proliferação, a qual pode ser inclusive acelerada quando exposta ao calor do sol. Por essa razão, algumas roupas e demais tecidos presentes na sua casa como lençóis, fronhas e toalhas, por exemplo, apresentam odores persistentes.

Conheça a tecnologia antiodor

Já que o suor é inevitável durante o verão, como podemos nos manter livres do mau odor? Por mais inusitado que pareça, a nanotecnologia pode ser a solução!

A S3nano desenvolveu um aditivo antiodor que é capaz de eliminar as bactérias que provocam o mau cheiro. Essa tecnologia pode ser incorporada diretamente no tecido, permitindo que o artigo têxtil se torne um produto inteligente e resistente a lavagens. Inclusive, já falamos sobre isso nesse texto de blog!

Por exemplo, imagine uma camiseta com a tecnologia antiodor! Mesmo após um longo dia de trabalho e suor provocado pelo calor extremo, você estaria livre do mau odor! O mesmo poderia ocorrer com as meias. Imagine poder dizer adeus para o chulé definitivamente?

Todas essas possibilidades já são reais! Descubra como incorporá-las ao seu produto através da nossa equipe de especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail