Retrospectiva S3nano

Tempo de leitura: 3 minutos

Nessa época do ano é normal esbarramos nas famosas retrospectivas! Apesar da nostalgia, é sempre interessante olhar para trás para refletir o caminho percorrido. Pensando nisso, criamos uma retrospectiva da história da S3nano para que você possa nos conhecer melhor e entender de onde vem a nossa motivação para seguir desenvolvendo novas tecnologias para o mercado. Vamos lá?

Como tudo começou

A S³nano surgiu em 2019 através da experiência dos seus sócios fundadores, vindos das áreas de química e de engenharia química. Carregando uma bagagem de conhecimento e experiência industrial, os sócios perceberam no mercado a oportunidade e a demanda por soluções inteligentes para problemas recorrentes do dia a dia e da indústria, como a degradação de plásticos comuns, a contaminação cruzada de bactérias e vírus, entre outras.

Na imagem, os fundadores da S3nano. Paulo Motta a esquerda e Douglas Daniel a direita.

Dessa forma, a S³nano surgiu para resolver tais demandas por meio de insumos industriais inteligentes, fabricados com tecnologia nacional e produção própria.

Logo após seu início, a S³nano estabeleceu uma importante parceria com o Laboratório de Controle e Processos – LCP, do Departamento de Engenharia Química, da Universidade Federal de Santa Catarina. Essa parceria permitiu avançar ainda mais em questões técnicas do desenvolvimento da tecnologia e aprimoramento dos produtos iniciais. Foi então no início de 2020 que a empresa lançou o seu primeiro MVP (Produto Mínimo Viável).

Nosso primeiro produto

O primeiro MVP da empresa foi então desenvolvido para atendimento ao setor têxtil, sendo um aditivo antimicrobiano para incorporação em fibras sintéticas e naturais. Em menos de 5 meses a S³nano realizou a sua primeira venda efetiva para a indústria, já possuindo um produto estável, capacidade de produção em larga escala e os requisitos técnicos necessários para uma forte entrada no mercado.

2020 – Estruturação e novos projetos

Nesse momento de grande potencial, a S³nano firmou uma parceria com a startup Nanogreen, também atuante no desenvolvimento de nanotecnologias, a qual contribuiu para expansão da rede de contatos e forneceu o apoio necessário para o crescimento  e estruturação da empresa. A parceria deu tão certo, que os membros logo se tornaram sócios nos negócios.

Ainda em 2020, a S³nano aprovou um projeto em edital de Subvenção Econômica à Inovação da FINEP, com foco em soluções tecnológicas inovadoras para o combate a COVID-19. Nesse projeto, os aditivos antivirais da S³nano foram testados em escala industrial com parceria com diversas empresas privadas de diferentes segmentos. Foram desenvolvidos produtos como tecidos, polímeros, filtros, cosméticos e saneantes com propriedades antivirais e antimicrobianas, chegando a reduções de até 99,99% desses patógenos segundo normas de referência internacionais. Além disso, testes de toxicidade e migração foram realizados para certificar-se de que os produtos estão dentro de limites da legislação e segurança humana e animal. Os resultados você pode conferir no nosso post sobre a segurança das nossas nanopartículas.

O ano de 2020, finalizou com mais um grande passo na nossa história, a nossa primeira exportação, que deu início a aplicação da tecnologia da S³nano na indústria têxtil europeia!

2021 – Expansão e novos mercados

Em 2021, buscamos expandir ainda mais os horizontes da nossa tecnologia, inovando em diferentes áreas e estreitando relações com novos clientes. Nós mantivemos ativos para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado participando de projetos de inovação com indústrias através de desafios do LinkLab.

Também nesse ano, fomos selecionados para participar do Braskem Labs Ignition, um programa capacitação e mentorias da Braskem que visa impulsionar startups com potencial para serem protagonistas de grandes transformações sociais e/ou ambientais. O programa contou com 6 meses de mentorias e capacitações que contribuíram fortemente para aperfeiçoamento do planejamento estratégico da empresa.

Identificando a necessidade de um atendimento exclusivo para as crescentes demandas do agronegócio por nanotecnologia, no ano de 2021 demos um importante passo com abertura da S3agrotech, a nossa vertical responsável por levar a nanotecnologia desenvolvida pela S³nano para os diversos setores do agronegócio. O planejamento para o próximo ano prometem avanços no estudo da eficiência das nossas soluções para o combate de diferentes pragas que afetam o setor agrícola brasileiro.

Este último ano foi muito importante para a expansão, amadurecimento da empresa em diversos mercados. No setor têxtil, nos destacamos ainda mais oferecendo à indústria uma tecnologia antimicrobiana e antiviral única que permite a aditivação sem amarelamento do têxtil e com altíssima fixação, além se ser hipoalergênica e com zero irritabilidade dérmica. Tudo isso, devido a nossa dedicação à pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando sempre o aprimoramento das nossas formulações para o mercado. Atualmente, nossos aditivos já atendem também indústrias cerâmicas, polímeros, espumas, embalagens, vernizes e tintas, entre outras.

Dentre nossas soluções atuais, temos no mercado como carro-chefe os insumos antivirais, antibacterianos e antifúngicos e antiodor, além de aditivos anti-UV e antipoeira. Com a cultura de pesquisa, desenvolvimento e inovação forte na empresa, novos desenvolvimentos já estão em andamento, e o ano de 2022 promete o surgimento de mais tecnologias e possibilidades de aplicações inovadoras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish

Receba nossos materiais exclusivos em seu e-mail