Cotidianamente, somos expostos a milhares de vírus e bactérias. Infelizmente, alguns deles podem causar sérios malefícios. Com a explosão da pandemia do coronavírus, nos vemos cada vez mais preocupados com a busca por aliados no combate a esses microrganismos. Descubra como os vidros com propriedades antivirais e antimicrobianas podem nos ajudar nessa luta!
Um mundo dominado por microrganismos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, 90% das suas células não são humanas. Mas sim, microbianas! Ou seja, naturalmente, milhares de microrganismos habitam o seu corpo. O grande problema é que todos os dias você se expõe a uma nova infinidade de vírus e bactérias que, em alguns casos, podem provocar doenças, como a covid-19.
A contaminação pode ocorrer de diversas formas, variando de acordo com o microrganismo. No caso da covid-19, o contágio pode ser efetivado através da inalação de gotículas contaminadas ou pelo contato com superfícies que foram expostas ao corona vírus.
De acordo com um estudo australiano, as pessoas tocam o rosto cerca de 23 vezes por hora, aumentando o perigo de contágio. É por esse motivo que, atualmente, ir ao mercado ou á farmácia, pode facilmente se tornar cenário para contaminação!
O crescimento do mercado de vidros
É quase que inevitável tocar na embalagem aos escolher um produto. O famoso “ver com as mãos” pode gerar um alto custo a sua saúde. Atualmente, os polímeros dominam o mercado de embalagens. Já falamos sobre eles no blog – Polímeros: importância e vantagens dos antimicrobianos para plásticos . Entretanto, os vidros têm ganhado cada vez mais espaço!
De acordo com a Secretária de Comércio Exterior, SECEX, as importações de embalagens de vidro, em 2019, tiveram um crescimento de 60,4%, enquanto as plásticas sofreram uma retração de 11,7%. Dentre as inúmeras vantagens que justificam a preferência pelo uso dos vidros, pode-se citar:
- Produto 100% reciclável, o que garante menor impacto ambiental;
- Considerado um material inerte, sendo um dos mais indicados para armazenar alimentos, bebidas e fármacos;
- Design apreciável, já que permite inúmeras possibilidades de conformações e cores.
Entretanto, uma das maiores vantagens do vidro é que esse material pode sofrer beneficiamento! Entre as diferentes formas de beneficiá-lo, o uso de vernizes aditivados e películas protetoras se destacam. Através deles, é possível atribuir propriedades antivirais e antimicrobianas ao vidro.
Soluções Inteligentes
Pensando nisso, a aplicação de nanotecnologia em embalagens ganha força como uma forma de prevenção altamente eficaz. A S³nano desenvolveu aditivos com propriedades antivirais e antimicrobianas de longa duração, testadas seguindo as principais normas internacionais. Nossos aditivos, baseados em partículas de prata, permitem a eliminação e inibição da proliferação de vírus e bactérias, incluindo o SARS-CoV-2, causador da covid-19.
Dessa forma, embalagens de alimentos, cosméticos e perfumes podem permanecer livres de microrganismos, evitando a contaminação cruzada ao tocá-los, além de aumentar o shelf life dos produtos armazenados. (Confira – Tecnologia antimicrobiana pode aumentar o prazo de validade dos produtos?). E essa revolução não para por ai! Vidros utilizados em telas touch screen, em janelas de automóveis e na construção civil de modo geral também podem receber uma proteção antiviral e antimicrobiana garantindo maior segurança!
Para saber mais sobre os nossos aditivos e como eles podem ser aplicados ao seu produto, entre em contato com a nossa equipe de especialistas!